segunda-feira, 21 de maio de 2012

Como tudo começou...


Querido diário,

Há algumas semanas assisti uma entrevista/palestra da filósofa Márcia Tiburi no programa “Sempre um papo”, onde ela falava sobre felicidade. Claro que para falar sobre felicidade é imprescindível falar sobre tristeza, depressão e melancolia. (para ver o programa clique aqui)
Enquanto eu via, me identificava, pensava naquelas verdades e me veio a cabeça uma grande verdade, a qual, tento fugir a ANOS: "eu sou uma IDIOTA". Como tantos, eu fujo da tristeza, buscando a felicidade que se vê nas novelas e filmes, felicidade irreal, numa busca que se mostra tão cruel e intangível. 
Por que nunca entendemos que tristeza é um sentimento válido, saudável e inevitável em nossas vidas? Estar triste não é estar depressivo, é  estar num processo de auto-conhecimento ou é estar simples  e unicamente triste. Temos agora a mania da depressão, mania inútil, que afunda a grande maioria na bebida, remédios, comida, cigarro, drogas. Seeeei que depressão existe sim, como sei, porém se entregar a tristeza e esquecer de lutar, pura e simplesmente porque toda tristezinha  agora é uma DEPRESSÃO, aí não dá.

Nessa mesma entrevista ela fala sobre a melancolia, aaaaaah a melancolia, como eu a amo, estado de espírito que sempre tive, sempre foi parte do meu caráter e como uma IDIOTA, sempre me senti uma depressiva suicida, por causa dela... 
(Assim que me sentia...rs)


Durante o decorrer da entrevista foi mais fácil entender a melancolia, não o significado que temos hoje, mas o significado poético e antigo desse estado de espírito. Ser melancólico é ter espírito artístico, é sentir mais na alma, é se cobrar mais, por acreditar que podemos mais, cobrar dos outros, por sermos irremediavelmente carentes. É amar demais, odiar demais, é constantemente viver no superlativo. (As vezes o demais é até mesmo beeeem tedioso, mas falarei disso mais para frente, querido diário...)
O fato é que descobri a melancolia, esse sentimento estado de espírito estranho e prazeroso, e estou, paradoxalmente, calma, após tê-la descoberto. Porque NÃO SOU UMA DEPRESSIVA, não estou doente, apenas siiiinto DEMAIS (rs). 
Querido diário, será que encontrarei outros melancólicos bem humorados durante minha vida? Espero que sim, pois ainda tenho tanto a aprender, tanto a dividir, me aceitar, aceitar os outros, controlar o superlativo das minhas da minha personalidade.
No mais, muito prazer!!!
E quem também é um melancólico bem humorado, toca aqui... Uhuuuuulll !!rs
(É isso aí!!!)

4 comentários:

  1. É... Tem que se ter calma. Há um certo modismo com essa coisa de depressão. A gente as vezes fica triste assim como as vezes fica feliz... É normal da natureza humana. Com o passar do tempo criou-se uma certa necessidade de achar qualquer tempo de tristeza é algo patológico. E muitas vezes não é.

    Quanto a melancolia não é necessariamente algo ruim. Quero dizer, isso depende do que fará com ela e com o quanto ela interferirá negativamente na sua vida. Muitos melancólicos compuseram lindas músicas, pintaram belos quadros, escreveram peças teatrais incríveis... Alguns até ganharam dinheiro com isso. Sabendo como usar, controlando-a (se possível, e eu espero que sim kkkk porque senão passa do saudável), somando-a com o que a gente vê do dia a dia, com o que a gente não vê e gostaria, pode-se construir todo tipo de coisa. Desde canções, a bons relacionamentos, criar um eu mais centrado, e ou mais forte e, se pá, interfereir positivamente na vida das pessoas, de uma forma geral, mas no mínimo, dos próximos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei demais do que disse, pois é verdade que a melancolia, somente é bela quanto a controlamos e a aceitamos como um estado de espírito que pode trazer crescimento.
      Obrigada pelo comentário!!!

      Eliminar
  2. Jurava que vc era colérica! rssrs, parabéns pelo blog!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho meus momentos, né?!rs
      Obrigada pela visita, volte sempre!!!
      Beijos.

      Eliminar