quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nosce te ipsum

Querido diário,

Conhece-te a ti mesmo?rs Difícil de responder, né?! Eu mesma não consigo ao certo. Às vezes eu penso que me conheço, estando certa das minhas emoções, personalidade, daquilo que eu falaria ou como me comportaria num determinado momento. Mas o fato é que sempre acontece algo, em um determinado momento que simplesmente leva tudo a perder.
Essa semana na faculdade estamos estudando Aristóteles, na sua contemplação sobre homem virtuoso, erros e vícios (leia mais aqui). O homem virtuoso é aquele que se conhece e conhece, muito bem, os seus limites. Todos nós, segundo Aristóteles, temos a nossa natureza animal, sendo ela aquilo que devemos a todo o tempo controlar. Porém, até mesmo Aristóteles acredita que quem tenha seu limite atingido, dentro de uma situação onde não possa escapar, irá agir, irá atacar, irá se defender (ou como disse uma pessoa que conheço, "utiliza-se a 'pinça' que vai bem no lugarzinho onde provoca-se mais dor"...rs).
(é isso aí Blanka, mexeu cum nóis leva choque..kkk)

Mas, querido diário, como podemos nos conhecer tão bem ao ponto de identificarmos nossos limites e nossas fraquezas? Como a grande maioria, eu sei meus pontos fortes, meu lado espontâneo, maluquinho divertido, carente, e portanto tão carinhosa com quem amo. Porém, meus limites, meus defeitos e meus “erros”, bom, neles eu não gosto de mexer muito. Entretanto, é necessário mexer, fuçar, se conhecer, para que possamos conviver com os outros e conosco de forma melhor e mais harmoniosa. Conhecer-te a ti mesmo é amar-te a ti mesmo ainda mais!!!
Eu gosto de utilizar o método do criador do Nosce te ipsum (conhece-te a ti mesmo), Sócrates.  Sócrates idealizou o método da Maiêutica (leia mais aqui), esse é o processo do autoconhecimento, da auto-reflexão, da busca pela verdade. Sempre começo com uma pergunta, aquilo que gostaria de descobrir sobre mim, e isso vai loooonge...rs
Querido diário, mulher, NATURALMENTE, já pensa demais! Imagina então, o que não pensa uma melancólica bem humorada? Me divirto, me surpreendo e me apaixono com o que descubro de mim. Acredito verdadeiramente, que esse é um processo de amor e compaixão por  si mesmo, pois todos nós temos o péssimo hábito de sermos nossos PIORES ALGOZES... Mas, falarei disso outro dia, porque agora tenho que estudar para uma prova!!!
(Que minha mãe não leia isso...rs)

2 comentários:

  1. Costuma acontecer de, em momentos de provação, se ver com maior clareza nossos limites, nossa força, se surpreender. Tipo quando a última pessoa do mundo que se podia imanigar, faz uma merda tão grande, a ponto de te magoar muito. Teste de paciência, teste de perdão.

    Não tem necessariamente que ser algo ruim também. É bom testar seus limites, quando acontece algo que gostaria muito que acontecesse. Até pra tirar o maior proveito possível disso e fazer com que seja uma experiencia ainda mais gratificante e intensa.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, mas isso é tão difícil, né? O perdão ao outro e, principalmente, o perdão a si próprio. Mas acredito também que, após um processo de autodescoberta as chances de ampliar seus limites sabendo que eles existem, provocam o fato de uma maior aceitação do outro e de si mesmo. E isso é muito muito gratificante realmente!!!
    Obrigada pelo comentário e pela visita!!!

    ResponderEliminar