segunda-feira, 28 de maio de 2012

O tempo e o vento


Querido diário,

Hoje acordei pensando em um dos meus livros favoritos, “Ana Terra”, lembro-me quando fui prestar vestibular esse livro estava entre as leituras obrigatórias. No início fiquei irritadíssima em ter que lê-lo (preguiça mata, mas ainda estou vivinha rs), porém esse livro foi a mais grata surpresa da minha vida (leia mais aqui). Ana Terra, no meu modo de ver, era uma melancólica, romântica, sonhadora, sensível e, paradoxalmente, forte, determinada. Ela foi um dos personagens que mais me marcou, assim como seu pai, Maneco Terra. Maneco Terra não gostava de espelho (já imaginou a fuça do ser-humano, né? rs) e impedia Ana Terra de ter um. Ao final do livro, após o passar do tempo, Ana Terra ganha um espelho de seu filho, Pedro Terra e, ai nesse momento, tem-se o que me faz pensar... Ana Terra se olha e não se reconhece, os cabelos brancos, as rugas, o tempo que passou e foi cruel. Ela então, conclui que realmente  o “espelho é coisa do diabo”, assim com dizia seu pai.

(livro a que me refiro)
Estou prestes a fazer aniversário, e desde dos meus 22 anos (dois patinhos na lagoa, adorava dizer isso...hihihi), me sinto irremediavelmente envelhecendo, e isso me causa um enorme pavor. O tempo traz sabedoria? Sim. Experiências? Sim. Mas também o medo de ter medo de se olhar no espelho, e não apenas por ver rugas e cabelos brancos como Ana Terra, mas também por perceber que o tempo passou, e que não realizamos nossos sonhos, não nos permitimos, não nos libertamos. E mais cruel ainda, de não se reconhecer aquela pessoa refletida, por não querer sentir a dor da frustração que ela provoca.
Querido diário, como devemos agir para impedir que nos frustremos com o que fizemos faremos de nós e de nosso tempo nesse mundo? Acredito que antes de tudo e mais nada, é entender e aceitar que NUNCA É TARDE DEMAIS, sempre há tempo de se libertar, de recomeçar, de aprender. Depois (mas não menos importante), penso que nossos maiores aliados são:
- Ter um objetivo, que seja um sonho a ser realizado ou uma meta.
- Disciplina, aceitando o incomodo e superando a preguiça (para mim essa é a parte mais difícil)
- Força de vontade, penso que ela tem como conteúdo a fé, a esperança. É a força de vontade que não nos deixa desistir, que nos faz persistir com valentia (ela também pode ser aquela mola no fundo do poço, como eu já estive lá, sei que ela é muito útil...rs).
- E o principal, ACREDITAR EM SI MESMO. Pois estaremos sempre determinados e firmes como  uma rocha no objetivo (maravilhosamente egoísta rs) de sermos felizes.
(é isso aí bebê, o lance é dormir e ser feliz rs)

Sem comentários:

Enviar um comentário